fbpx

10 Curiosidades Que Todo Atleta Deveria Conhecer

10 Curiosidades Que Todo Atleta Deveria Conhecer
 

10 Curiosidades Que Todo Atleta Deveria Conhecer – São da Categoria todos os tipos de atletas: os profissionais; os amadores; os de fim de semana, os que se exercitam por obrigação… Se você se encontra em qualquer destas categorias, separamos 10 curiosidades sobre os esportes que você deveria conhecer.

 

10 Curiosidades Que Todo Atleta Deveria Conhecer

1 – A palavra “atleta” vem do grego; É grega; também; a origem dos Jogos Olímpicos – o mais importante evento esportivo do mundo.

10 Curiosidades Que Todo Atleta Deveria Conhecer
Segundo a lenda; foi Hércules que primeiro chamou os Jogos “Olímpicos” e estabeleceu o costume de explorá-los a cada quatro anos. A lenda persiste que; após Hércules ter completado seus doze trabalhos; ele construiu o estádio Olímpico como uma honra a Zeus. Após sua conclusão, ele andou em linha reta 200 passos e chamou essa distância de estádio (em grego: στάδιον, latim: stadium, “palco”); que mais tarde tornou-se uma unidade de distância.

2 – Há registros do Antigo Egito que datam práticas esportivas desde 1850 a.C.

3 – Foi o presidente Jânio Quadros que instituiu o dia 21 de dezembro como Dia do Atleta, em 1961.

4 – Existem outras datas para homenagear os praticantes de esportes; como o Dia do Atleta Profissional (10/02); Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22/09) e o Dia do Atleta Olímpico (23/09).

No Brasil
5 – No Brasil; durante a Era Vargas, as mulheres eram proibidas de praticar “esportes incompatíveis com as condições de sua natureza” e, durante a Ditadura Militar; ficou vetado a elas “praticar lutas de qualquer natureza; tampouco jogar futebol; futebol de salão ou de praia; pólo aquático; pólo; rúgbi; halterofilismo e beisebol” até 1980.

 

6 – As primeiras competições esportivas de que se têm notícia no Brasil foram de remo; em 1846; mais especificamente no Rio de Janeiro.

10 Curiosidades Que Todo Atleta Deveria Conhecer
Gravura da primeira regata da Sociedade Recreio Marítimo.

7 – O futebol, esporte mais popular por aqui; desembarcou no Brasil em 1894; trazido por Charles Miller.

 

8 – Há quem acredite em uma linha de pesquisa que diz que o futebol deriva de um esporte Japonês chamado Kemari (Criado Por Volta de 644 d.C.); que Deriva de Um Jogo Chinês Chamado Cuju (CUJU é Reconhecido Pela Fifa Como Um Dos Principais Precursores do Atual Futebol); e foi inventado cerca de 2600 a.C. | O Futebol Como o conhecemos existe há cerca de 150 anos.

10 Curiosidades Que Todo Atleta Deveria Conhecer
CUJU é Reconhecido Pela Fifa Como Um Dos Principais Precursores do Atual Futebol

 

9 – Foi durante a era do Esporte Moderno (de 1820 a 1980); que a maioria das modalidades que conhecemos se desenvolveu.

 

10 – Em 2020 os Jogos Olímpicos serão sediados por Tóquio, no Japão, e haverão cinco novas modalidades: skate; surfe; karatê; escalada e beisebol.

 

Que tal pesquisar em nossa loja pelo seu esporte? Para se preparar; nossa loja está repleta de produtos para as mais diversas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X